Inflamação na mucosa do estômago, a gastrite tem dores, náuseas e vômitos como alguns de seus sintomas. 🔍

Com a sensação de queimação, a gastrite causa algumas restrições na dieta, vamos conhecer algumas delas? Confira abaixo: 👇🏻

▫️ Evite alimentos processados, cheios de aditivos, especialmente os refrigerados e embutidos (salsicha, linguiça, hambúrguer, presunto, peito de peru, etc.);

▫️ Evite os produtos alimentícios, priorize SEMPRE os alimentos;

▫️ Evite o excesso de cafeína (café, cápsulas, suplementos, chás, refrigerantes, etc.) principalmente se for gatilho de sintomas!

▫️ Ouça seu corpo! Sabe aquilo que você sente que não “cai bem”? Evite! Pode ser que você seja intolerante a algo contido nele, e na maioria das vezes, não existem exames para identificar o problema;

▫️ Reduza o consumo de bebidas alcoólicas;

▫️ Priorize uma alimentação saudável.

Viu só? Nada é proibido quando a base é uma alimentação saudável! As orientações acima são para pacientes já diagnosticados. Se você não possui um diagnóstico, procure um gastroenterologista para avaliar o seu caso… muitas vezes, o problema nem é a gastrite! 😯

Aqui vão outras recomendações: 👇🏻

▪️ Faça o tratamento prescrito pelo seu médico (uso das medicações nas doses corretas e pelo tempo determinado);

▪️ Se você está infectado pelo H. pylori, precisa erradicar a bactéria e confirmar a erradicação;

▪️ Evite anti-inflamatórios! Eles podem lesar a mucosa, causar sintomas e até úlceras. Caso precise usar, associar um prazo pode ser uma estratégia;

▪️ Não fique muito tempo sem se alimentar;

▪️ Pratique atividades físicas;

▪️ Tenha um sono reparador (pratique higiene do sono);

▪️ Por último, mas não menos importante, invista na sua saúde mental.

Os sintomas são recorrentes? Entre em contato e agende sua consulta! 📲