O balão intragástrico é uma técnica endoscópica do tratamento da obesidade que consiste na colocação de um balão no interior do estômago para ocupar algum do espaço e promover a sensação de plenitude, de forma que a pessoa não sente necessidade de comer muito ou com muita frequência, o que favorece a perda de peso.
Para colocar o balão, geralmente é feita uma endoscopia onde o balão é colocado no estômago e depois é preenchido com soro fisiológico. Este procedimento é bastante rápido e feito com sedação e, por isso, não é necessário ficar internado. Apesar de ser um procedimento simples, o balão
indicações específicas:
• Para pacientes com índice de massa corpórea ( IMC) acima de 27
• Para pacientes que não possuem indicação para a cirurgia, com IMC de 27 a 35 e não possui nenhuma comorbidade (doença provocada pela obesidade), porém já tentou tratamento conservador e não obteve sucesso.
• Para pacientes que possuem indicação plena para a Cirurgia Bariátrica, mas é resistente e prefere tentar outra alternativa antes do procedimento cirúrgico.

Uma outra indicação é para aquele paciente que apresenta uma obesidade super mórbida (super obeso), com IMC acima de 50 e precisa de um tratamento cirúrgico. Nesse caso é indicado o recurso do balão para obter um pré-emagrecimento em torno de 10 a 20 % do peso inicial do paciente, o que aumenta a segurança e sucesso da cirurgia.
É importante que o paciente esteja preparado para essa mudança de comportamento e hábitos alimentares e é fundamental estar consciente que só a colocação do Balão não é suficiente, ele precisa aderir a uma alimentação saudável e a uma atividade física regular.
Conheça como é realizado o procedimento de colocação e retirada do Balão Intragástrico assistindo a animação abaixo: