A doença do refluxo gastroesofagico tem como causa o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago e ou órgãos adjacentes. O refluxo e uma doença bastante frequente e atinge cerca de 10 a 20 % da população adulta.
Tem como principais sintomas a pirose (queimação retroesternal) e a regurgitação. Outros sintomas menos frequentes também estão presentes como : dor torácica não cardíaca , globus , odinofagia, disfagia, tosse , halitose, sinusite crônica, crises de asma.


O diagnostico e realizado pelo exame de endoscopia digestiva , phmetria de 24 horas e cintilografia . A endoscopia pode identificar a presença da esofagite de refluxo e outras complicações como a hérnia de hiato e o esôfago de barret.


O tratamento na maioria dos casos e clinico com uso de medicamentos inibidores da bomba de prótons , bloqueadores h2 , procineticos e antiácidos .


O tratamento cirúrgico é reservado aos casos refratários ao tratamento medicamentoso ou na presença de complicações como esôfago de barret , hérnia de hiato , estenose ou suspeita de neoplasia .